22 de maio de 2023
Marco Fabbri e Nabil Mourad estiveram na atividade de encerramento, que aconteceu no último dia 19
No dia 19 de maio, Marco Fabbri e Nabil Mourad, presidente e diretor, respectivamente, da 5ª Seção Regional (SR) do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil participaram da atividade de encerramento do 41º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade (Epac) e Congresso Acadêmico “Inteligência Artificial – Realidades e Projeções”, promovidos pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e a FMU – FIAM/FAAM Centro Universitário.
O evento ocorreu, de 15 a 19 de maio, de forma virtual, no canal da Casa do Saber Contábil no YouTube.
A atividade de encerramento, realizada na última sexta-feira, foi um debate sobre “Ativos Biológicos”, explanado por Nabil Mourad e mediado por Claudinei Tonon, presidente do Sindcont-SP.
Em seu discurso de abertura, Tonon fez um balanço da semana de atividades com debates que percorreram a contabilidade pública, IFRS para pequenas e médias empresas, fórum do Centro de Estudos, orientação sobre o exame de suficiência e, por fim, os ativos biológicos.
Já, Marco Fabbri, presidente da 5ª SR do Ibracon, parabenizou pela organização dos debates, que teve temas de grande relevância como os ativos biológicos, reforçando assim, a parceria de anos entre o Sindcont-SP e o Instituto, na expansão da educação continuada “esse processo de disseminação de conhecimento como fazem nesse evento, é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento profissional, pois quanto mais conhecimento agregamos, maior será nossa contribuição para o mercado e a sociedade, reforçando o significado dos profissionais da contabilidade e auditores independentes para o crescimento econômico e sustentável”, frisou Fabbri.
Em nome da FMU, o professor Diógenes Lima de Mello, agradeceu a parceria e relevância dos estudos desenvolvidos na semana.
Ativos Biológicos
Na agenda do último dia de debates, Nabil Mourad trouxe em sua apresentação uma abordagem sobre as normas IAS 41 – Ativo Biológicos, o contexto de como está o Brasil e o mundo nesse processo de ativos biológicos, o papel do país na produção de alimentos e matéria prima, conhecimento de finanças, peças contábeis, oportunidades de novos negócios e trabalhos, gestão através das finanças, estratégias para se atualizar e e dicas e oportunidades.
Nesse contexto, Mourad falou da necessidade de formar os estudantes com a realidade do mercado atual que, segundo ele, desde 2010, até os dias atuais, passa por um processo de mudança, em especial com a adoção das IFRS “nem todas as empresas se adaptaram as normas internacionais de contabilidade, pois falta mão de obra e investimentos e, nesse cenário, temos as pequenas e médias empresas que ainda não se adaptaram a essa realidade”, lembrou o palestrante, a falar sobre a evolução da contabilidade e suas constantes mudanças “diante desse panorama, o mercado exigiu um novo tipo de profissional, com visão de negócio e conhecimento em finanças e contabilidade em geral, diante da carência existente”.
O auditor ainda apresentou alguns números e potencialização do agro no Brasil e toda sua importância para a economia “em 2022, por exemplo, o segmento representou aproximadamente 25% do PIB, demonstrando assim, a sua potência mundial e capacidade na produção de soja, milho, algodão, carne bovina, peixe, entre outros derivados”, explicou.
Por fim, o diretor do Ibracon lembrou da necessidade de obter conhecimento, “pois sem ele, não há como crescer e se atualizar dentro da área. A área contábil é muito compensadora financeiramente e com muitas possibilidades de conhecimento técnico e segmentos para atuar”, finalizou.
Logo na sequência, abriu para perguntas e dúvidas dos estudantes e profissionais. O diretor do Sindcont-SP, Denis de Mendonça, também participou do debate.
O evento contou com o patrocínio do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC). O apoio institucional ficou por conta do Ibracon, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP); Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP); Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp); Academia Paulista de Contabilidade (APC); e Associação Nacional de Executivos (Anefac).
Fonte: Comunicação Sindcont-SP
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.