Ibracon promove evento sobre as novas normas de sustentabilidade e seu impacto na mitigação de riscos de greenwashing - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Ibracon promove evento sobre as novas normas de sustentabilidade e seu impacto na mitigação de riscos de greenwashing

21 de agosto de 2024

A partir deste ano, as companhias abertas e os fundos de investimento podem, de forma voluntária, elaborar e publicar um relatório anual com informações financeiras relacionadas à sustentabilidade no padrão internacional. Os indicadores e métricas seguirão normas internacionais emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) e a aplicação destas normas será regulada no Brasil pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e sua divulgação passará a ser obrigatória a partir do exercício de 2026.

Como explica Reinaldo Oliari, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Sustentabilidade e ESG do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, até hoje a maioria das empresas utilizava, globalmente, as informações que consideravam interessantes divulgar em seus relatórios de sustentabilidade e ESG, além tentar atender diversos stakeholders com um único relatório, o que poderia dar margem para greenwashing ou outros washings. “Com as novas normas de divulgação de sustentabilidade das empresas, as informações passam a ter avaliação de uma materialidade financeira em conjunto com os temas materiais, além de dar foco em prover informações a investidores de maneira padronizada e conectada com as demonstrações financeiras.”

Para aprofundar as discussões sobre o tema, o Ibracon vai promover de 26 de agosto a 5 de setembro, a ESG Week. Gratuito, o evento acontecerá no formato on-line com painéis diários, sempre das 9 às 11 horas

Participarão da abertura oficial, em 26/08, excepcionalmente às 8h30, Sebastian Soares, presidente do Ibracon; Aécio Prado Dantas Junior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e Alexandre Pinheiro dos Santos, superintendente geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Na sequência, às 9h, o painel “Expectativas dos reguladores em torno da agenda de sustentabilidade”, reunirá Eduardo Flores, coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); Ana Tercia Rodrigues, vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Uverlan Rodrigues Primo, chefe adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil (BC) e Fernando Constantino, Analista na Gerência de Normas Contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Sebastian Soares, presidente do Ibracon. Eles vão abordar como deverá ser essa jornada que passa por um período de aprendizado com a necessidade de treinamento e capacitação de todos os envolvidos neste processo (preparadores, auditores independentes e reguladores).

Para Oliari, as empresas que prepararem seus colaboradores com treinamentos para atender aos requerimentos da norma, fizerem algum tipo de diagnóstico com profissionais especializados e construírem um plano de implementação com apoio da governança, terão maior facilidade para atender aos requerimentos dos reguladores. “Aquelas empresas que deixarem para a última hora terão dificuldade na contratação de profissionais e na coleta de informações que têm que ser estruturadas seguindo os requerimentos das novas normas.”
Frameworks

No dia seguinte, 27/08, das 9 às 11 horas, Oliari participará do painel “Frameworks de sustentabilidade e sinergia com as novas normas do ISSB (IFRS S1 e S2)”. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre os principais frameworks e normativos internacionais que fundamentaram a emissão das primeiras normas e que também continuarão sendo fonte de consulta e conhecimento na elaboração das normas subsequentes. O painel terá ainda a participação de Viviene Bauer, membro do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon.

Confira a programação completa no site: www.ibracon.com.br/esgweek

Por Assessoria de Imprensa Ibracon –  Ricardo Viveiros & Associados