26 de agosto de 2024
Teve início hoje, 26, a ESG Double Week do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, com o Painel 1: Expectativas dos reguladores em torno da agenda de sustentabilidade.
O evento online e gratuito, reuniu cerca de milhares de profissionais do Brasil e de outros países, que puderam enviar perguntas e interagir com os painelistas.
O Painel 1: Expectativas dos reguladores em torno da agenda de sustentabilidade contou com as participações de Eduardo Flores, coordenador Técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), Ana Tercia Rodrigues, vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Uverlan Rodrigues Primo, chefe adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, Fernando Constantino, analista na Gerência de Normas Contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e Sebastian Soares, presidente do Ibracon, como moderador.
O painel teve início com a apresentação de Eduardo Flores, coordenador Técnico do CBPS. “Precisamos preparar os profissionais para lidarem com esse novo universo de normas de divulgação de sustentabilidade. O ISSB teve essa preocupação quando começou a desenvolver as normas, e delegou pra IFAC, o desenvolvimento de conteúdos educacionais que possam ser usados no processo de letramento dos profissionais da contabilidade que lidam com relatórios corporativos, para poder tanto implementar quanto auditar o relatório de sustentabilidade”.
Na sequência, Ana Tercia Rodrigues, vice-presidente Técnica do CFC reforçou que é fundamental ter clareza sobre o propósito das normas de sustentabilidade, que exigem que as empresas divulguem informações sobre diversos aspectos. “Essas informações incluem os riscos e oportunidades que a empresa enfrenta, seu ambiente de governança, e como esses fatores impactam seu negócio e o setor em que atua. Além disso, as normas devem abordar como fenômenos climáticos e questões ambientais influenciam os resultados econômicos, financeiros e contábeis das organizações”, explicou.
Fernando Constantino, analista na Gerência de Normas Contábeis da CVM fez questão de destacar o objetivo da autarquia em incentivar as companhias a se envolverem com as novas informações durante este período de adoção voluntária às normas internacionais de sustentabilidade. “Queremos que o maior número possível de empresas comece a implementar essas práticas. O propósito não é punir, mas sim aprender e evoluir juntos durante os primeiros dois anos”.
Uverlan Rodrigues Primo, chefe adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central explicou que o tema ESG está na agenda estratégica do Banco Central. “O próprio órgão já está dando o exemplo ao divulgar seu relatório de sustentabilidade de acordo com os padrões desde o ano passado. Atualmente, estamos em fase de estudos para implementar a adoção obrigatória dessas práticas também para as instituições financeiras”.
Ao final do painel, os presentes responderam às diversas perguntas do público.
O evento segue até 5 de setembro. Caso ainda não tenha feito a sua inscrição, acesse: www.ibracon.com.br/esgweek.
Educação Profissional Continuada
A ESG Double Week está em credenciamento, por painel, para o Programa de Educação Profissional Continuada – PEPC/CFC. A presença será considerada pela permanência no painel e comprovada pelo relatório de acesso da plataforma. O certificado será emitido por painel, assim como a atribuição da pontuação do PEPC/CFC.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.