Resultados da ESG Double Week reforçam a posição de liderança do Brasil em sustentabilidade. Confira! - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Resultados da ESG Double Week reforçam a posição de liderança do Brasil em sustentabilidade. Confira!

7 de novembro de 2024

Evento, que aconteceu no mês de agosto, destacou o papel central dos diversos atores do mercado no avanço da agenda ESG no país.

O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil disponibiliza o relatório da ESG Double Week 2024. O evento, realizado pelo Instituto em agosto de 2024, destacou o papel central dos diversos atores do mercado no avanço da agenda ESG no país, gerando resultados expressivos que reforçam a posição de liderança do Brasil em sustentabilidade.

Durante a ESG Double Week, foram compartilhadas experiências valiosas de companhias que já estão adotando as normas ESG. O evento contou com mais de 10 mil participantes e a presença de mais de 30 painelistas de destaque, incluindo representantes de órgãos reguladores, governo, academia, entidades representativas e empresas de capital aberto. Durante o evento, foi lançada também uma pesquisa que traz um panorama das divulgações dos Relatórios de Sustentabilidade no Brasil, considerando as companhias do IBrX100. Alguns números apresentados que mostram o avanço e os desafios do mercado ESG no Brasil incluem:

– 96% das companhias de capital aberto no Brasil já publicam relatórios de sustentabilidade, refletindo o alto nível de adesão às boas práticas.
–  74% dessas empresas submeteram seus relatórios à asseguração, sendo que 72% foram auditados por auditores independentes.
– Apenas 2% das companhias, no entanto, comunicaram formalmente a adesão voluntária às normas ISSB.

Esses números ressaltam a importância de seguir incentivando a adoção das práticas de ESG, uma vez que muitos desafios ainda permanecem, como a integração dos dados financeiros e não financeiros e a necessidade de assegurar a consistência dos relatórios para evitar práticas de greenwashing.

Outro destaque da ESG Double Week foi o reconhecimento público feito por representante da IFRS Foundation ao pioneirismo do Brasil na adoção das normas de sustentabilidade. A Resolução CVM 193, que estabelece a obrigatoriedade da adoção das normas IFRS S a partir de 2026, coloca o Brasil na vanguarda dos mercados emergentes. O anúncio da pretensão do Banco Central sobre também estabelecer a adoção dessas mesmas normas para as instituições financeiras reforça ainda mais o protagonismo do país.

O Ibracon mantém uma agenda contínua de atividades, trabalhando lado a lado com reguladores, mercado e outros stakeholders para garantir que o Brasil continue a liderar essa agenda de sustentabilidade, fortalecendo as práticas empresariais e assegurando a transparência e confiabilidade das informações disponibilizadas ao mercado.

Para ler o relatório da ESG Double Week, clique aqui

Para ler a pesquisa, clique aqui

Por Comunicação Ibracon