Presidente da 5ª SR do Ibracon participa de encerramento da 13ª SPC e da solenidade em comemoração do CEDFC do Sindcont-SP - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Presidente da 5ª SR do Ibracon participa de encerramento da 13ª SPC e da solenidade em comemoração do CEDFC do Sindcont-SP

20 de setembro de 2024

Viviene Bauer esteve no evento no último dia 18

No dia 18 de setembro de 2024, Viviene Bauer, presidente da 5ª Seção Regional (SR) do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil esteve na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) para participar do encerramento dos trabalhos da 13ª Semana Paulista da Contabilidade, que aconteceu de 12 a 18 deste mês, e, ao mesmo tempo celebrar os 75 anos de atuação do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC), ocasião em que, como já é tradicional, acontece a entrega da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini e do Título Associado Emérito Hatiro Shimomoto, a ilustre profissionais da Contabilidade.

O evento recebeu lideranças da classe contábil, especialistas e homenageados. Além da presidente da 5ª SR do Ibracon, estavam presentes na mesa solene as seguintes autoridades: Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP); Denis de Mendonça, presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, gestão 2024; Antonio de Oliveira Rego, presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, gestão 1992, que representou os presidentes das gestões anteriores; José Heleno Mariano, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp); Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, e das Empresas de Assessoramento, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Aescon-SP); Marcio Massao Shimomoto, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), representando o presidente da Associação Comercial do Estado de São Paulo, Roberto Mateus Ordine; Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), representando o presidente do Tribunal de Impostos de Taxas-TIT, Argos Campos Ribeiro Simões.

Pronunciamentos

O presidente do CEDFC, Denis de Mendonça, foi o primeiro a se pronunciar dizendo que o Centro de Estudos é “‘uma faculdade acelerada’, porque sem esse espaço para fazermos nossas perguntas, ficaríamos à mercê de dúvidas que nos estressam. E a finalidade do Centro de Estudos é exatamente essa: ajudar e auxiliar o profissional contábil nas suas questões. Sem contar que aqui fazemos amigos e temos a quem recorrer nas horas das necessidades. Convido a todos a assistirem aos nossos encontros às quartas-feiras. Agradeço também ao Sindcont-SP por nos dar a oportunidade de participar dessa seleta mesa. Que venham mais 75 anos!

0 contador Antonio de Oliveira Rego, que presidiu o Centro de Estudos na gestão 1992, representou os presidentes das gestões anteriores e falou sobre sua história de vida e sua participação no CEDFC. “Muito obrigada por essa oportunidade de apresentar aquilo que eu já sabia há muito tempo: o Centro de Estudos precisa ser acompanhado, meus amigos, pois é muito proveitoso para a nossa vida profissional e particular.”

O presidente da Fecontesp, José Heleno Mariano, que é associado do Sindcont-SP desde 1964, fez uma ampla explanação a respeito do desenvolvimento do Centro de Estudos, enaltecendo seus presidentes anteriores e figuras ilustres do passado. “E uma honra participar dessa festa em comemoração aos 75 anos do CEDFC e presenciar a outorga de merecidas homenagens aos amigos que tanto têm feito por nossa profissão. Tive o prazer de acompanhar os trabalhos da 13ª SPC, e saúdo o presidente Tonon e a sua Diretoria, pela brilhante realização desse evento que multiplicou conhecimentos tão necessários aos profissionais da Contabilidade”.

Também componente da mesa solene, o contador Carlos Alberto Baptistão, presidente Sescon-SP e da Aescon-SP, disse que o mundo é feito de histórias e por isso a grande satisfação de participar da comemoração dos 75 anos deste Centro de Estudos: “Pessoas importantes passaram e presidiram esse espaço e muitos de nós viemos aqui, no início de nossas carreiras, para ‘aprender” e nos desenvolver profissionalmente. Quanto à SPC, o fato de estar na 13ª edição só comprova sua importância para os contabilistas. Falamos muito em valorização da nossa profissão. E essa valorização vem do aprendizado, o que nos dá condições de prestar serviços cada vez melhores. E essas homenagens também são muito relevantes, porque elas dão valor à profissão. Parabéns ao presidente Claudinei Tonon e a todos pela iniciativa.”

Já Viviene Bauer, presidente Ibracon 5ª Seção Regional ressaltou também a importância do aprendizado contínuo. Isso faz parte do nosso desenvolvimento profissional. Se a gente não se atualizar não teremos condições de discutir e debater assuntos pertinentes à classe e aos interesses dos profissionais junto às autoridades. Parabéns a todos”.

Marcio Massao Shimomoto, presidente da Jucesp, que representou na ocasião o presidente da ACP, Roberto Mateus Ordine, agradeceu à Casa do Saber Contábil por dar continuidade à entrega do Título Associado Emérito Hatiro Shimomoto, que leva o nome de seu pai. Segundo Marcio, ele era uma pessoa que, pela própria cultura, valorizava muito os que nos antecederem, os antepassados. “Hoje somos árvores, compostas por galhos, folhas e frutos, os nossos pais são os troncos, e a raiz são os nossos antepassados. Se nós não valorizarmos a raiz o resto padece. Sem a contribuição dessas pessoas que hoje estão sendo homenageadas a história seria diferente. Por isso cumprimento a todos, e aos presidentes anteriores, tanto do Sindcont-SP quando do Centro de Estudos, por terem contribuído, cada um a seu tempo, com a nossa profissão. Se hoje nossa profissão é valoriza, e o governo está pedindo a nossa ajuda é pelo trabalho dos contadores que nos antecederam”.

Ao encerrar esse bloco de depoimentos, o presidente do IPC, Gildo Freire de Araújo, que na ocasião representou o presidente do Tribunal de Impostos de Taxas-TIT, dr. Argos Campos Ribeiro Simões. “Também tive a oportunidade de começar pelo Centro de Estudos, foi um grande aprendizado, e muito oportuno no início da minha carreira. Fui presidente da mesa em 1996, e depois passei por várias entidades. É muito importante observar as possibilidades de carreira que temos atuando na profissão. É muito aprendizado. É muita diversificação. Muito conteúdo. Quero parabenizar o Centro de Estudos por essa caminhada”.

Patrocinadores e apoiadores

A 13ª Semana Paulista da Contabilidade contou com o apoio institucional do Ibracon, do CRCSP; da Fecontesp; da APEJESP; do Sescon-SP; da Aescon-SP; da APC; da Anefac,da ACSP, do Sincoar, do Sindcont de São Roque e do Sincop .

Fonte: Comunicação Sindcont-SP

Por Comunicação Ibracon