21 de janeiro de 2025
Um grande passo à frente para a integridade e a confiança do público nas informações de sustentabilidade
O Conselho Internacional de Padrões de Ética para Contadores (IESBA) saúda a importante decisão do Conselho de Supervisão de Interesse Público (PIOB) de certificar seus Padrões Globais de Sustentabilidade Ética e a Declaração de Apoio da Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO), convidando seus membros a se inscreverem ou serem informados pela nova estrutura.
As Normas Éticas Globais de Sustentabilidade incluem as Normas Éticas Internacionais para a Asseguração da Sustentabilidade (incluindo as Normas Internacionais de Independência) (IESSA) e as revisões do Código Internacional de Ética para Contabilistas Profissionais (incluindo as Normas Internacionais de Independência) (o Código) relacionadas com a comunicação de informações de sustentabilidade e com a utilização do trabalho de um perito externo.
Reagindo à Certificação do PIOB e à Declaração de Apoio da IOSCO, Gabriela Figueiredo Dias, Presidente do IESBA, disse:
“A certificação da nova estrutura de padrões de ética da IESBA para Sustentabilidade e Especialistas, juntamente com o apelo da IOSCO para que seus membros adotem ou sejam informados pela estrutura, marca um passo significativo para consolidar a ética como a base da confiança e responsabilidade nos relatórios e asseguração de sustentabilidade. A infraestrutura de padrões globais de sustentabilidade agora está completa, com a peça de ética fornecendo instrumentos fundamentais para sustentar informações de sustentabilidade transparentes, relevantes e confiáveis. Aguardando com expectativa o lançamento conjunto com o IAASB das novas normas de ética e asseguração. Junte-se a nós em 27 de janeiro.”
Esses novos padrões de referência fornecem uma estrutura ética robusta para relatar e garantir informações relacionadas à sustentabilidade que promovem informações confiáveis e de alta qualidade para a tomada de decisões por investidores, credores, clientes, fornecedores, governo, reguladores e outras partes interessadas.
O IESSA e as revisões relacionadas ao Código, inclusive no que diz respeito ao uso do trabalho de um especialista externo, abordam riscos críticos para a integridade, qualidade e eficácia dos relatórios e asseguração de sustentabilidade, como viés, conflitos de interesse, pressão para agir de forma antiética, fraude, incluindo greenwashing, não conformidade com leis e regulamentos e ameaças à independência dos profissionais de garantia.
Os padrões finais podem ser encontrados no site do IESBA.
O lançamento oficial das novas normas ocorrerá em 27 de janeiro de 2025, em conjunto com a Norma Internacional de Garantia de Sustentabilidade 5000 (ISSA 5000) do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB). Após uma coordenação robusta e estreita, o IESBA e o IAASB desenvolveram padrões globais abrangentes e interoperáveis para garantia, ética e independência para compromissos de asseguração de sustentabilidade.
Fonte: Comunicação IESBA
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.