Internacional: O IAASB levará em conta as perguntas e respostas atualizadas da equipe do IESBA sobre as definições de entidades listadas e de interesse público - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Internacional: O IAASB levará em conta as perguntas e respostas atualizadas da equipe do IESBA sobre as definições de entidades listadas e de interesse público

6 de setembro de 2024

O IAASB e o IESBA trabalharam em estreita colaboração em seus respectivos projetos de Entidade Listada e Entidade de Interesse Público (PIE)

A equipe do International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) divulgou uma publicação atualizada de Perguntas e Respostas (Q&A). Esta publicação apresenta duas revisões:

  1. Um novo Q&A abordando o cenário em que uma jurisdição não possui uma definição de PIE ou excluiu uma ou mais das categorias obrigatórias na definição de IESBA PIE.
  2. Uma emenda para se alinhar com as revisões da ISA 700 (Revisada) decorrentes da Faixa 1 do projeto do IAASB para usar o relatório do auditor e aumentar a transparência sobre os requisitos éticos relevantes para a independência aplicados a certas entidades, como PIEs, ao realizar uma auditoria das demonstrações financeiras.

O IAASB e o IESBA trabalharam em estreita colaboração em seus respectivos projetos de Entidade Listada e Entidade de Interesse Público (PIE). A Faixa 1 do projeto do IAASB foi concluída em junho de 2023 e a Faixa 2 está em andamento. Entre outros objetivos do projeto, a Faixa 2 visa alcançar a convergência na maior medida possível entre as definições de PIE e os conceitos-chave dos conselhos.

Considerando a importância da interoperabilidade dos padrões IAASB e IESBA, a equipe do projeto IAASB PIE incorporou a posição esclarecida do IESBA refletida em 1 acima em suas deliberações. O IAASB considerará diferentes opções para a Faixa 2 na reunião do IAASB de setembro de 2024.

As revisões de escopo restrito do IAASB para ISA 700 (Revisada) e 260 (Revisada) decorrentes da Faixa 1 de seu projeto entrarão em vigor para auditorias de demonstrações financeiras para períodos com início em ou após 15 de dezembro de 2024, coincidindo com a data de vigência das mudanças na definição de PIE no Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais da IESBA (incluindo Padrões Internacionais de Independência).

Fonte: Comunicação IAASB