19 de dezembro de 2024
Recurso publicado pela IFAC e We Mean Business Coalition, em parceria com a Global Accounting Alliance
Contadores e profissionais de finanças agora podem se beneficiar de um recurso prático para fortalecer as atividades de governança e controle, melhorando a qualidade das informações e divulgações de sustentabilidade. Construindo confiança nos relatórios de sustentabilidade e preparando para a asseguração: governança e controles para informações de sustentabilidade foi publicado hoje pela Federação Internacional de Contadores (IFAC) e pela We Mean Business Coalition (WMBC), em parceria com a Global Accounting Alliance (GAA).
No cenário corporativo em evolução de hoje, onde as empresas e suas partes interessadas exigem informações confiáveis e úteis para entender os riscos e oportunidades de sustentabilidade, Construindo Confiança nos Relatórios de Sustentabilidade e Preparando-se para a Asseguração oferece um roteiro para organizar e aprimorar os sistemas de governança e controle. A orientação descreve as etapas para alinhar a sustentabilidade e os relatórios financeiros em termos de qualidade, tempo e conectividade, e aborda os desafios nos relatórios de sustentabilidade.
Ao implementar um ciclo anual sistemático de atividades de governança e controle, as empresas podem melhorar a qualidade e a maturidade de seus dados e processos de relatórios, reduzindo a probabilidade de conclusões de asseguração modificadas ou opiniões de auditoria, ao mesmo tempo em que estabelecem as bases para relatórios e assegurações de sustentabilidade robustos.
Lee White, CEO da IFAC, disse: “Os contadores profissionais desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade das informações de sustentabilidade – um papel que é cada vez mais crítico à medida que as empresas navegam por novos requisitos de divulgação financeira relacionada à sustentabilidade. Esta nova orientação é um recurso prático para nossas organizações membros apoiarem os contadores profissionais a assumirem essa responsabilidade e criarem confiança, se prepararem para a asseguração e apoiarem a transformação global da sustentabilidade.”
Maria Mendiluce, CEO da We Mean Business Coalition, acrescentou: “Relatórios robustos de sustentabilidade dependem de processos eficazes de governança e controle. Elevar a qualidade das informações de sustentabilidade e conectá-las aos relatórios financeiros é essencial para empresas comprometidas com ações climáticas ambiciosas e atrair investidores comprometidos com o crescimento sustentável.”
Jim Knafo, CEO da The Global Accounting Alliance (GAA), disse: “Esta orientação marca um passo importante no reconhecimento de como a governança e os controles robustos levam a relatórios de sustentabilidade confiáveis e úteis para decisões. Os contadores profissionais estão bem posicionados para garantir que as informações de sustentabilidade atendam aos altos padrões de transparência e qualidade exigidos pelas partes interessadas de hoje. Por meio de nossa colaboração com a IFAC e a We Mean Business Coalition, a GAA está comprometida em capacitar nossos membros com as ferramentas necessárias para impulsionar a confiança e a responsabilidade nos relatórios e asseguração de sustentabilidade.”
A nova orientação pode ser aplicada à adoção das Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) e requisitos jurisdicionais, incluindo as Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS). Ambos os conjuntos de normas também enfatizam a importância da transparência na governança, gerenciamento de riscos e controles internos para informar uma avaliação da qualidade dos relatórios de sustentabilidade de uma empresa.
Este recurso faz parte dos esforços contínuos da IFAC para reunir e capacitar as partes interessadas globais e regionais e equipá-las com as ferramentas para promover práticas eficazes de relatórios de sustentabilidade e preparação para asseguração, como o IFAC Connect global, reunindo os principais atores, incluindo PAOs, líderes empresariais e reguladores, para atender à necessidade urgente de estratégias de sustentabilidade acionáveis.
Fonte: Comunicação IFAC
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.