2 de outubro de 2024
Esta série de publicações e outros recursos semelhantes ressaltam o compromisso da IFAC em apoiar as PMEs e capacitá-las a fornecer o melhor serviço possível aos seus clientes
A Federação Internacional de Contadores (IFAC) lançou a terceira e última parte de sua série de publicações para ajudar as firmas de pequeno e médio portes (SMPs) a implementar o conjunto de padrões de gestão da qualidade do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB). A terceira parte: Monitoramento e Remediação oferece dicas e orientações para a implementação prática do monitoramento e remediação do sistema de gestão da qualidade de uma empresa.
As três partes:
– Os fatores que determinam a natureza, o momento e a extensão das atividades de monitoramento.
– O escopo e o resultado das atividades de monitoramento para estabelecer um ciclo de feedback para melhoria contínua.
– Estabelecer uma estrutura para avaliar as descobertas, identificar deficiências e avaliar a gravidade e a difusão das deficiências, o que inclui a investigação das causas raiz.
– Responder às deficiências identificadas e comunicação sobre monitoramento e remediação.
– A avaliação contínua do sistema de gestão da qualidade.
A terceira parte inclui vários auxílios de documentação que abrangem monitoramento e avaliação anuais do sistema de gestão da qualidade, inspeção cíclica de auditorias concluídas e outros trabalhos e um relatório de monitoramento e correção para auxiliar os profissionais. Ele também continua o estudo de caso introduzido nas partes anteriores.
A primeira parte da série abordou a mudança de mentalidade que os novos padrões exigem e a mudança de foco do controle de qualidade para o gerenciamento da qualidade. A segunda parte cobriu o desenvolvimento de um plano de implementação para a gestão da qualidade.
Esta série se junta à coleção de recursos disponíveis da IFAC que apoiam a implementação da gestão da qualidade, incluindo webinars, artigos e vídeos, bem como os guias de implementação pela primeira vez do IAASB, todos disponíveis em ifac.org/qualitymanagement.
Esta série de publicações e outros recursos semelhantes ressaltam o compromisso da IFAC em apoiar as PMEs e capacitá-las a fornecer o melhor serviço possível aos seus clientes. A IFAC reconhece e aprecia o feedback do Grupo Consultivo de Pequenas e Médias Empresas da IFAC e dos representantes do Fórum de Empresas no desenvolvimento da série.
Fonte: Comunicação IFAC
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.