10 de novembro de 2023
O material, que inclui uma matriz de riscos, compreende uma variedade de documentos ilustrativos, políticas, checklists, modelos de cartas e formulários
A International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) e o Instituto de Contadores da Austrália e Nova Zelândia (CA ANZ, na sigla em inglês) anunciaram, na segunda-feira, dia 6, o lançamento de um kit sobre a gestão da qualidade para auxiliar pequenas e médias empresas (PMEs) na adoção das normas de gestão da qualidade do International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb, na sigla em inglês).
O material, que inclui uma matriz de riscos, compreende uma variedade de documentos ilustrativos, políticas, checklists, modelos de cartas e formulários. Todos esses recursos foram desenvolvidos para auxiliar as PMEs a estabelecer seus objetivos de qualidade, identificar e avaliar os riscos de qualidade, bem como elaborar e implementar estratégias para abordar esses riscos.
Essas ferramentas foram projetadas para permitir que cada PME adapte o conteúdo às suas próprias particularidades, deveres e obrigações. Isso torna essa flexibilidade fundamental para a adaptação do sistema de gestão da qualidade de acordo com as necessidades individuais de cada empresa.
Kevin Dancey, CEO da Ifac, destacou que “Muitas PMEs enfrentam desafios relacionados à disponibilidade de recursos que dificultam a adoção das normas de gestão da qualidade do Iaasb. Essas normas exigem uma abordagem mais ativa e personalizada em relação à gestão da qualidade, e isso é válido para empresas de todos os portes. Ao fazermos uma parceria com o CA ANZ para adaptar o material para um público internacional, estamos fornecendo às PMEs e às organizações profissionais de contabilidade que as apoiam um roteiro claro para entender e aplicar as normas para impulsionar a qualidade geral”.
Ainslie van Onselen, CEO da CA ANZ e presidente eleita da Chartered Accountants Worldwide, enfatizou a importância das auditorias de alta qualidade para empresas de todas as dimensões, em mercados ao redor do mundo. Isso porque, segundo ela, “Com base em nossa experiência na Austrália e na Nova Zelândia, onde adotamos uma abordagem semelhante, este kit se revelará uma ferramenta valiosa para que as PMEs adotem as normas de gestão da qualidade e integrem o compromisso com a qualidade em suas estratégias, operações e na prestação de serviços de auditoria e outros compromissos empresariais”, explicou.
Os profissionais individuais estão autorizados a adaptarem e a utilizarem o material para fins não comerciais sem a necessidade de permissão da Ifac. No entanto, se a finalidade for a comercialização, é necessário obter permissão antes de reproduzir, armazenar, transmitir ou utilizar o kit.
As organizações membros da Ifac interessadas em obter a autorização para distribuir material entre seus membros, com a inclusão de sua logomarca e o reconhecimento da Ifac e do CA ANZ nos avisos de direitos autorais, podem entrar em contato pelo e-mail permissions@ifac.org.
Este kit de gestão da qualidade integra-se à coleção de recursos da Ifac relacionados à gestão da qualidade, incluindo webinars, artigos, vídeos e guias de implementação do Iaasb, todos acessíveis no site da ifac.org/qualitymanagement.
Clique aqui para acessar o kit de materiais.
Fonte: Comunicação CFC
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.