16 de abril de 2024
O SWP define a visão e os objetivos estratégicos e ações do IESBA
O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) anunciou a publicação de sua Estratégia e Plano de Trabalho para 2024-2027 (SWP), intitulado “Rumo a um futuro mais sustentável: avançando a centralidade da ética”. O SWP define a visão e os objetivos estratégicos e ações do IESBA, sustentando sua ambição de colocar o Código Internacional de Ética para Profissionais da Contabilidade (incluindo Padrões Internacionais de Independência) no centro dos negócios e das organizações.
“Colocar a ética no centro de cada julgamento e decisão empresarial é a maneira mais segura de conquistar, restaurar e fortalecer a confiança pública em tudo o que uma organização faz. O cenário externo continua evoluindo, apresentando novas dinâmicas e desafios, mas o bom comportamento ético atua como uma constante em meio às incertezas. Trata-se de integridade, comportamentos esperados e mentalidade, e tomar a decisão certa”, disse Gabriela Figueiredo Dias, presidente do IESBA. “Nosso novo plano estratégico reflete a determinação inabalável do IESBA em encarar o ambiente externo de frente, ampliar o alcance e o escopo de nosso trabalho e estabelecer os mais altos padrões de conduta ética para profissionais da Contabilidade e outros que desempenham um papel, grande ou pequeno, na cadeia de suprimentos de informações financeiras e não financeiras. É assim que nosso trabalho, visão e ambição apoiam o bom funcionamento e a sustentabilidade das organizações, mercados financeiros e economias em todo o mundo no interesse público.”
Dentro do SWP, o IESBA identificou duas áreas estratégicas de foco de alta prioridade, a saber:
– Cultura e governança, que busca identificar possíveis ações que o IESBA possa tomar dentro ou fora do Código para responder aos casos de comportamento antiético.
– Explorar a oportunidade de estender o impacto do Código para além da profissão contábil a uma gama mais ampla de indivíduos que realizam trabalho semelhante como profissionais da Contabilidade, com base em seu projeto atual de desenvolver ética independente da profissão, incluindo independência, padrões para todos os profissionais de asseguração de sustentabilidade. Entre outros assuntos, isso incluirá um novo fluxo de trabalho para explorar a expansão do escopo e da aplicabilidade do Código para além dos profissionais da Contabilidade para todos os preparadores de informações de sustentabilidade.
Outros destaques importantes do SWP incluem:
– Novas iniciativas para explorar considerações éticas relacionadas com a evolução do papel dos CFOs e outros profissionais da Contabilidade nas empresas, e considerações de independência relacionadas com as relações comerciais entre as empresas e os seus clientes de auditoria.
– Um compromisso de conduzir uma série de revisões pós-implementação para ética, incluindo independência, padrões que o IESBA emitiu nos últimos anos.
– Monitoramento contínuo do cenário e seu impacto nas atividades profissionais e serviços realizados por profissionais da Contabilidade e outros, com o objetivo de determinar a necessidade de qualquer outra definição de padrões ou outras ações que o IESBA possa tomar no interesse público.
– Um compromisso de estreita coordenação com o Conselho irmão do IESBA, o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), e de promover relacionamentos colaborativos com outros normatizadores para garantir a interoperabilidade dos padrões.
O SWP representa o resultado de uma avaliação cuidadosa da evolução do mercado e de uma consideração ponderada do feedback das partes interessadas a partir das extensas atividades de sensibilização e consulta do IESBA durante um período de dois anos.
Ao desenvolver seu SWP, o IESBA se envolveu em estreita colaboração com o IAASB, que hoje também emitiu sua Estratégia e Plano de Trabalho 2024-2027, Promovendo a Confiança Pública e Fortalecendo a Auditoria e Asseguração em âmbito Global.
Fonte: Comunicação IESBA
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.