13 de junho de 2024
O artigo foi escrito por Antoninho Marmo Trevisan, profissional da contabilidade e auditor independente, fundador da Trevisan Escola de Negócios
No dia 11 de junho o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil publicou, em sua coluna mensal na revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur), o artigo “Ceticismo na auditoria é peça chave para proteger credibilidade corporativa” escrito por Antoninho Marmo Trevisan, profissional da contabilidade e auditor independente, fundador da Trevisan Escola de Negócios.
No artigo, Trevisan, fala sobre a importância do ceticismo como pilar ético do auditor independente. “A habilidade de adotar uma postura crítica diante das informações, questionar assertivamente e validar evidências torna-se um escudo fundamental contra os desafios inerentes à salvaguarda da credibilidade financeira”, escreve.
Antoninho Marmo Trevisan ainda ressalta que a capacidade de questionar, desafiar e validar informações é o que torna uma auditoria eficaz e confiável. “Ao incorporar o ceticismo como uma prática central, os auditores desempenham um papel central na promoção da transparência nos mercados”, complementa.
Mensalmente, o Ibracon publicará no Conjur, um dos mais influentes sites sobre Justiça e Direito do Brasil, artigos de autoria de membros e convidados, ampliando a vocalização no âmbito dos Três Poderes, mais notadamente junto à advogados, juízes, ministros e membros do Ministério Público, público prioritário do Conjur.
O artigo de Antoninho Marmo Trevisan já pode ser lido, clicando aqui.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.