Ibracon participa do Troféu Transparência ANEFAC 2024 e do Prêmio ANEFAC de Boas Práticas ESG - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Ibracon participa do Troféu Transparência ANEFAC 2024 e do Prêmio ANEFAC de Boas Práticas ESG

28 de outubro de 2024

Os presidentes do Ibracon Nacional e da 5ª Seção Regional participaram dos eventos

No dia 24 de outubro, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) realizou, em São Paulo, a cerimônia de entrega do 28° Troféu Transparência ANEFAC e do Prêmio ANEFAC de Boas Práticas ESG às ganhadoras de 2024. Em relação ao Troféu, 30 empresas foram premiadas e três escolhidas como destaques. Já no caso do prêmio de ESG, cinco empresas receberam placas e uma foi a grande vencedora da noite. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da ANEFAC.

O presidente do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Sebastian Soares, participou da Comissão Julgadora do Prêmio ANEFAC de Boas Práticas ESG, enquanto que a presidente da 5ª Seção Regional (SR) do Instituto, Viviene Bauer, esteve presente na cerimônia de entrega do Troféu Transparência ANEFAC.

Troféu Transparência

O prêmio é destinado a empresas que se sobressaem pela responsabilidade corporativa e pelos esforços em promover a transparência em suas operações. Em tempos de rápidas transformações e desafios complexos, o papel das empresas na sociedade se torna cada vez mais crucial.

O evento, que ocorre anualmente, celebra a transparência como um valor indispensável, refletindo sobre o impacto das decisões corporativas no futuro da sociedade. “As empresas não são apenas motores econômicos; elas têm o potencial de ser verdadeiros agentes de transformação”, afirmou Luis Artur Nogueira, jornalista e apresentador do evento. Durante a cerimônia, ele destacou que “a transparência não é apenas desejável, é imprescindível. Trata-se de uma oportunidade de liderar com integridade e propósito.”

Neste ano, o evento se concentra no slogan “Empresas que superam riscos e desafios com transparência”, reafirmando o compromisso das organizações com práticas de sustentabilidade e inclusão. A transparência vai além dos números; ela exige responsabilidade em todo o ecossistema corporativo, na governança e na liderança.

As empresas premiadas nas diferentes categorias refletem o compromisso com a transparência e a integridade.  Dentre essas empresas, TOTVS, SANEPAR e Embraer, em suas respectivas categorias, foram os destaques do Troféu Transparência ANEFAC 2024, reconhecidas por suas práticas de transparência e responsabilidade social.

O presidente da ANEFAC, David Kallás, ao compartilhar sua visão sobre a importância da premiação, ressaltou o compromisso contínuo com a inovação e adaptação para refletir as melhores práticas globais. “Manter esta iniciativa viva e relevante não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para garantir que o Troféu Transparência continue a ser um símbolo de excelência”, afirmou.

Em seguida, Gennaro Oddone, presidente do Conselho de Administração da ANEFAC, mencionou a rigorosa análise das demonstrações financeiras das empresas participantes. Ele agradeceu a contribuição da Diretoria Executiva e dos comitês acadêmicos que asseguraram a imparcialidade no processo de avaliação.

A avaliação foi realizada pela Diretoria Executiva, pelo Comitê Técnico, representado pela FIPECAFI, USP RP, UFC, UFRJ, UFES e Insper, e pelo Comitê Acadêmico, que, além da FECAP e da UnB, em 2024, contou com a integração da FUCAPE, além da Comissão Julgadora. No total, mais de 80 profissionais e 9 academias estiveram envolvidos nesse processo. Eles desempenharam um papel crucial na avaliação, garantindo a imparcialidade e a excelência na seleção das empresas merecedoras deste prêmio, assim como todos os executivos.

Prêmio ANEFAC de Boas Práticas ESG

Durante a cerimônia do Troféu Transparência, também ocorreu o lançamento do Prêmio ANEFAC de Boas Práticas ESG, uma iniciativa que reafirma o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social em todas as esferas da sociedade.

Este prêmio é um chamado à ação para todas as empresas, sejam elas de capital aberto, fechado ou misto, bem como instituições financeiras, fundos de investimento, líderes, entidades, academias e cidadãos. Com um esforço conjunto de mais de cinco anos, a ANEFAC orgulha-se de apresentar oficialmente este reconhecimento em 2024.

A missão do Prêmio ANEFAC de Boas Práticas ESG é clara: promover e reconhecer práticas que integrem os pilares ambientais, sociais e de governança, fundamentais para o desenvolvimento sustentável da sociedade. “Em um mundo onde a realidade das pautas ESG ainda deixa a desejar, essa iniciativa é extremamente importante, pois busca não apenas marketing, mas ações práticas que gerem impacto positivo”, afirma um representante da ANEFAC.

A estrutura do prêmio foi meticulosamente elaborada com a colaboração de profissionais e academias reconhecidos na área de ESG, garantindo que o reconhecimento não apenas celebre as conquistas, mas também inspire outras organizações a seguirem o caminho da responsabilidade e da inovação.

Durante a cerimônia, Marta Pelúcio, conselheira da ANEFAC e membro da comissão julgadora do Prêmio, explicou que a diretoria executiva supervisiona cada etapa do processo, assegurando que a integridade e relevância do prêmio sejam mantidas. “Nosso comitê técnico avalia a documentação e as práticas ESG das empresas, enquanto a comissão acadêmica classifica cada critério de avaliação, alinhada às normas ABNT 2030, garantindo as melhores práticas e pesquisas”, esclareceu. Ela também agradeceu a todos os envolvidos que contribuíram para mais essa iniciativa da ANEFAC.

As cinco empresas finalistas que se destacaram por suas práticas de ESG foram homenageadas e receberam certificados de reconhecimento pelas boas práticas em gestão: Irani Papel e Embalagem S.A, M. Dias Branco S.A, SANASA (Companhia de Abastecimento e Saneamento S.A.), SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná) e Suzano S.A.

Luis também convidou a comissão julgadora para trazer o envelope com o nome da grande vencedora, que foi revelada por David Kallás, presidente da ANEFAC. A empresa vencedora do Prêmio ANEFAC de Boas Práticas de ESG deste ano foi Suzano, reconhecida por suas práticas inovadoras e impacto significativo em ESG.

Para assistir ao evento, clique aqui.

Fonte: Comunicação ANEFAC

Por Comunicação Ibracon