Ibracon participa de fórum mundial de emissores de normas contábeis, em Londres - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Ibracon participa de fórum mundial de emissores de normas contábeis, em Londres

27 de setembro de 2024

A World Standards-Setters é uma conferência anual de Normas Internacionais e Organismos Normatizadores mundiais

Nos dias 23 e 24 de setembro, Sebastian Soares, presidente do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil e Marcio Rost, membro da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Instituto participaram da World Standard Setters Conference 2024, em Londres. A participação brasileira foi ampliada com a presença do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), representado pela vice-presidente Técnica, Ana Tércia Lopes Rodrigues.

O evento, promovido pela IFRS Foundation, é um fórum que reúne os responsáveis por estabelecer e emitir normas contábeis em suas jurisdições ao redor do mundo.

A Conferência proporcionou aos normatizadores a oportunidade de obter uma atualização e discutir as atividades da Fundação IFRS. Na ocasião também aconteceram sessões interativas, além de painéis de discussão e oportunidades de networking com o staff da Fundação IFRS e membros dos dois conselhos de definição de normas da Fundação IFRS – o International Accounting Standards Board (IASB) e o International Sustainability Standards Board (ISSB).

Em seu discurso de abertura, Sue Lloyd, vice-presidente do ISSB, falou sobre o valor dos relatórios de sustentabilidade. “Nossos padrões, baseados em conceitos de nossa Estrutura de Relatórios Integrados que construímos no cerne da IFRS S1, são sobre comunicar aos investidores sobre as perspectivas de uma entidade. Os investidores precisam entender isso para tomar decisões de investimento informadas. Eles não podem e não vão investir às cegas. Eles precisam entender os riscos aos quais estão expostos, como os riscos climáticos físicos que podem afetar os negócios e o desempenho de uma empresa. Eles também precisam ser capazes de encontrar oportunidades para decidir onde alocar seu capital. Esta é uma razão fundamental pela qual, assim como as normas contábeis IFRS, as normas ISSB devem e sempre permanecerão orientadas para o mercado e neutras em relação às políticas — estamos aqui para garantir que informações robustas e úteis para decisões sejam fornecidas aos investidores, em vez de defender qualquer posição política específica”.

Entre os assuntos abordados durante o evento, estão: Atualização do IASB, por meio de sessão de perguntas e respostas com o presidente do IASB, Andreas Barckow, e o diretor Técnico, Nili Shah; Atualização do ISSB com a vice-presidente Sue Lloyd e o diretor Técnico do ISSB, David Bolderston; Painel de discussão sobre IFRS 18, Conectividade entre as demonstrações financeiras e as divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade.

Clique aqui para assistir e consultar os materiais apresentados.

Por Comunicação Ibracon