13 de dezembro de 2021
Ibracon pelo fortalecimento da cultura de diversidade e inclusão na Auditoria Independente brasileira
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil lançou seu Manifesto pela Inclusão e Diversidade durante a 11ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, realizada nos dias 13 e 14 de dezembro.
O lançamento ocorreu durante o Painel: Diversidade e inclusão nas empresas: a importância das ações afirmativas que contou com as presenças de Ana Gabriela Maia, diretora de Auditoria; Danielle Torres, sócia de firma de Auditoria; Leandro Camilo, líder do Comitê de inclusão e Diversidade do Ibracon; e Theo Van Der Loo, CEO da Natuscience e ativista social com ênfase em inclusão e diversidade, que participou do evento por meio de videoconferência.
Juliana Rosa, jornalista e comentarista de Economia do Grupo Bandeirantes, mediou o Painel e deu início à leitura do Manifesto do Ibracon pelo fortalecimento da Cultura de Diversidade e Inclusão na Auditoria Independente Brasileira. A leitura foi iniciada pela jornalista e continuada pelos demais participantes:
Ibracon pelo fortalecimento da cultura de diversidade e inclusão na Auditoria Independente brasileira
Uma das mais significativas missões do Ibracon é difundir a relevância da Auditoria Independente para a sociedade e a melhoria do ambiente de negócios. Para isso, sempre se pautou por princípios éticos, característicos da profissão, bem como por uma atitude pluralista no relacionamento com todos os seus stakeholders.
Esse posicionamento torna-se ainda mais importante se considerarmos a responsabilidade social de uma organização dedicada a representar uma atividade com foco no interesse público. Por isso, no ano em que completa 50 anos de fundação, o Ibracon formaliza e reforça, por meio deste Manifesto, seu empenho na defesa da Diversidade e Inclusão.
Trabalhamos por um país onde a cidadania seja fortalecida pela autoestima e pela valorização das condições e características individuais, como etnia, credo, ideologia, nacionalidade, idade, identidade de gênero, orientação sexual, aparência, habilidades e experiências.
Acima de tudo, acreditamos no poder das diferenças para que a atividade de Auditoria Independente, como agente de mudanças globais, atinja todo o seu potencial, causando um impacto relevante e positivo para os clientes, pessoas e sociedade.
Com base nesses pontos fundamentais, o Ibracon, acolhido por todas as suas instâncias, lança este Manifesto, que expressa sua consciência sobre o seu estágio nessa jornada e define os objetivos a serem conquistados:
– Inserção da diversidade como princípio em seu Código de Conduta, a ser seguido por profissionais e associados.
– Estabelecimento das seguintes metas a serem atingidas até 2025 para a totalidades dos colaboradores do Ibracon, que considera os seus dirigentes, funcionários e membros dos Grupos Técnicos e dos Comitês: equidade de gênero (mínimo de 40% de mulheres); etnia (mínimo de 20% de negros); e pessoas com deficiência (mínimo de 5%).
– Encorajamos os associados a analisarem o corpo de colaboradores e as lideranças de cada firma quanto ao percentual dedicado aos públicos minorizados historicamente e traçar planos de ação ambiciosos para maior inclusão e diversidade.
– Recomendamos fortemente aos associados para trabalharem na promoção de ambientes pautados pelo respeito, livres de assédio e inclusivos para profissionais, clientes, fornecedores e partes interessadas.
– Da mesma forma, recomendamos que os associados façam a adesão a movimentos e/ou instituições em prol da diversidade e equidade social, como ONU Mulheres, Movimento Mulher 360, Fórum de Empresas e Direitos LGBTIA+, Coalizão de Gênero e Raça, Fórum Gerações, Rede Empresarial de Inclusão Social, entre outros.
Assumimos o compromisso com a construção coletiva de um futuro mais inclusivo. O respeito pela humanidade, em todos os sentidos, começa por atitudes corretas em favor da transformação positiva.
Continuidade de propósitos faz parte das relações de Confiança que a sociedade espera. Também é alicerce preservado pelo Ibracon para fomentar a melhoria da condição ética da sociedade brasileira.”
O Manifesto traduz para o mercado e para a sociedade o nosso posicionamento”, assinalou Camilo. “A gente não está falando sobre cotas, mas sobre metas. São iniciativas que colaboram para o Ibracon e, por extensão, para a sociedade”, disse.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.