28 de novembro de 2024
A matéria discute o papel crescente da auditoria e da capacitação na profissão, com foco no trabalho do Ibracon e nas metas estabelecidas para a gestão atual
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil foi destaque no Jornal do Comércio, em uma matéria escrita pela jornalista Caren Mello, intitulada “A auditoria é relevante e terá um protagonismo ainda maior”. A matéria discute o papel crescente da auditoria e da capacitação na profissão, com foco no trabalho do Ibracon e nas metas estabelecidas para a gestão atual.
Em sua visita a Porto Alegre, o presidente do Ibracon, Sebastian Soares, falou ao JC Contabilidade sobre os objetivos e desafios da profissão. Ele destacou a importância do Ibracon como fonte de treinamento e capacitação, além de seu papel fundamental em manter os profissionais atualizados sobre questões pertinentes à profissão.
O presidente do Ibracon enfatizou que uma das grandes metas da sua gestão é ampliar a disseminação do conhecimento sobre as responsabilidades e os limites da auditoria independente, especialmente em relação à auditoria financeira e à auditoria investigativa. “Acho que a primeira bandeira passa pela disseminação do conhecimento em relação à nossa profissão. O mercado, de forma geral, desconhece o que é o trabalho de auditor financeiro e o que é auditoria investigativa. Quando acontece alguma situação infeliz, como o ocorrido com as Lojas Americanas, sempre vem a pergunta: onde está o auditor? Por que a auditoria não pegou?”, afirmou Soares.
Outro ponto importante abordado por ele foi a crescente importância da sustentabilidade na profissão. Citou o pioneirismo do Brasil em adotar normas de divulgação financeira de sustentabilidade, destacando a resolução 193 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que exige que companhias abertas, a partir de 2026, divulguem informações financeiras de sustentabilidade. “Esse é um tema que nos preocupa bastante, porque o Brasil será o primeiro país do mundo a adotar essas normas, o que traz um grande protagonismo para nossa profissão”, afirmou.
Sebastian Soares também destacou os desafios relacionados à atração de novos profissionais e à capacitação dos auditores para lidar com essas novas demandas, além da importância de se preparar para essa agenda de sustentabilidade tanto do ponto de vista dos preparadores de informações, dos auditores quanto da academia, que formará os futuros contadores e auditores.
Para ler a matéria completa, clique aqui. É preciso ser assinante do Jornal do Comércio.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.