29 de julho de 2024
Publicação é a mais nova entrega do Plano de Ação de Finanças Sustentáveis da Autarquia
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga relatório sobre a evolução das finanças sustentáveis no Brasil, enquanto representante do Laboratório de Inovação Financeira (LAB) no Financial Centres for Sustainability (FC4S). O documento é mais uma entrega do Plano de Ação de Finanças Sustentáveis da CVM, alinhada à iniciativa 12.
O relatório é resultado da pesquisa sobre a evolução das finanças sustentáveis, realizada entre os meses de abril e julho de 2023, em 26 países. A análise do ambiente brasileiro tem como base a comparação entre centros financeiros do continente americano, como Canadá e México.
“A CVM, por meio do LAB, foi responsável por coordenar a coleta de dados e preenchimento da pesquisa FC4S junto a instituições financeiras, seguradoras e administradores de carteiras. Com este trabalho, esperamos contribuir para o monitoramento do progresso do sistema financeiro nacional na promoção das finanças sustentáveis.”, diz Michelle Faria, Gerente de Inovação e Finanças Sustentáveis da Superintendência de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis da CVM (GEFIS/SOI).
Além de relatório global, também está disponível, no site do LAB, análise detalhada do Brasil.
Relatório indica LAB como um dos melhores laboratórios de inovação do mundo
O relatório FC4S 2023-24 aponta o LAB como um dos melhores laboratórios de inovação do mundo, conquistada após apresentar pontuação de 3,8 (de zero a cinco) no pilar Fundações Institucionais e Laboratórios de Inovação Financeira.
O documento destaca ainda que o Laboratório implementou efetivamente quase todos os objetivos de atividades relacionadas a finanças sustentáveis analisadas.
Vale relembrar que, em julho deste ano, o LAB foi reconhecido pelo terceiro ano consecutivo como um dos melhores laboratórios de inovação financeira do mundo pela Global Finance Magazine, na categoria Laboratórios de Desenvolvimento Econômico
CVM e as Finanças Sustentáveis
Em janeiro de 2023, a CVM lançou sua Política de Finanças Sustentáveis, que se desdobrou no Plano de Ação da CVM para o biênio 2023 – 2024 e já possui diversas entregas desde o seu lançamento, em outubro de 2023.
A primeira delas foi realizada em 20/10/2023, com a Resolução CVM 193, que permite, de forma voluntária, para companhias abertas, fundos de investimento e companhias securitizadoras a elaboração e divulgação de relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade com base no padrão internacional (IFRS S1 e S2) emitido pelo International Sustainability Standards Board (ISSB).
Além da Resolução CVM 193, já foram realizadas as seguintes entregas previstas:
– Lançamento de página dedicada às Finanças Sustentáveis no Mercado de Capitais.
– Consulta Pública para FIAGRO
– Orientação sobre integração de fatores ASG aos procedimentos de suitability
– Quiz de Finanças Sustentáveis, sobre educação financeira para mulheres
– Regras do ProRecicle
– Levantamento de indicadores de diversidade na CVM
Ao todo, 17 Iniciativas sustentáveis integram o Plano de Ação da CVM para o biênio 2023 – 2024.
Sobre o LAB
O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) é um fórum de interação multisetorial, criado em 2017, que reúne representantes do governo e da sociedade para debater alternativas inovadoras para o financiamento de investimentos sustentáveis no Brasil.
A CVM é um dos membros fundadores do LAB, junto à Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Vale destacar que, em 2020, o LAB foi aceito como membro do FC4S (Financial Centres for Sustainability), seleto grupo de membros ligados à ONU Meio Ambiente, onde também foi selecionado para integrar o steering group dessa rede, cabendo à CVM representar o LAB nesse grupo.
Fonte: Comunicação CVM
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.