10 de setembro de 2024
A membro do CA do Ibracon, Monica Foerster, participou da programação do primeiro dia do Congresso
A membro do Conselho de Administração (CA) do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Monica Foester, participou, na tarde do primeiro dia (9) da programação do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, do painel “Perspectivas das Normas de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas”, juntamente com o auditor fiscal da Receita Federal, o professor doutor Mateus Alexandre dos Santos, e o professor doutor em Ciências Contábeis, Edilson Paulo.
A NBC TG 1001, que é a norma de contabilidade que trata das pequenas empresas, foi criada em 2021 e entrou em vigor em janeiro de 2023. Por ser implementada recentemente, muitas dúvidas e questionamentos sobre essas normas ainda são discutidas e por isso foram temas de palestra no auditório Blumenau no segundo dia de programação do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC).
Para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), houve a necessidade de mudanças para simplificar a linguagem e, também, aprofundar nas normas dos pequenos negócios, que representam mais de 90% das pessoas jurídicas do mercado. Com isso, surgiram a NBC TG 1001, que trata da contabilidade para as pequenas empresas, e a NBC TG 1002, com orientações para a contabilidade das microentidades.
Para Mateus Alexandre dos Santos, esse encontro é uma grande oportunidade de tratar essa normatização contábil, e mais que isso, trabalhar as perspectivas para essa regulação. “Temos um desafio enorme no Brasil para a implementação dessas normas. Hoje observamos um esforço muito grande do CFC para sanear a regulação contábil ao ponto de se aproximar da realidade dessas entidades empresariais. As micro e pequenas empresas correspondem a mais de 97% das entidades empresariais no Brasil, reforçando que a informação contábil é relevante e de grande utilidade para esses usuários”, afirmou.
Já para Mônica Foester, as micro e pequenas empresas que compreenderem as normas terão informações que vão contribuir para aumentar sua competitividade, organização e estruturação da empresa, consequentemente gerando crescimento. “O propósito maior dessa palestra era de chamar a atenção mesmo. Mostrar o que está vigente e o que foi alterado em relação às normas contábeis, para que a gente consiga buscar um alcance maior dessas informações. Esse é o nosso maior desafio”, pontuou.
O professor doutor em Ciências Contábeis, Edilson Paulo, foi quem mediou o debate. Ele disse que essa foi uma oportunidade valiosa para quem atua com Contabilidade. “Esse tema está na pauta dos contadores seja ele de grande, média ou pequena empresa. Temos no Brasil uma legislação única e os próximos anos serão importantes para o entendimento e a implementação dessas normas.”
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC tem o patrocínio do Ibracon e contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação inclui ainda uma Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
Fonte: Comunicação CFC
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.