9 de setembro de 2024
O evento é uma idealização do CFC e realização da FBC. O Ibracon é um dos patrocinadores
O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) foi aberto na noite deste domingo (8), em Balneário Camboriú/SC. O maior evento contábil da América Latina, que em 2024 completou um século, reúne nesta edição cerca de 7 mil participantes de todas as regiões brasileiras. O evento, que tem o objetivo de promover discussões sobre temas atuais da Contabilidade e de proporcionar a aquisição de conhecimentos e o networking, vai até o dia 11 de setembro.
O evento é uma idealização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e realização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil é um dos patrocinadores.
O CBC não ocorria há oito anos. Em função da pandemia da covid-19, em 2020, o encontro foi cancelado e transferido para 2024. A cerimônia de abertura do 21º CBC, que nesta edição terá como lema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”, foi conduzida pelo ator, apresentador e humorista Gabriel Louchard. Harmonizada por música clássica, a solenidade foi iniciada com uma viagem pelo estado anfitrião com destaque para a história, a geografia e a cultura de diferentes cidades que fazem parte desta unidade federativa.
Na solenidade de abertura estiveram presentes o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira,a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Moraes, a presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac), Asmaa Resmouki, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, e o governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello.
O auge da solenidade foi a entrega da Medalha Mérito Contábil João Lyra. Nesta edição do CBC, o reconhecimento foi entregue ao contador Antoninho Marmo Trevisan. O agraciado foi indicado para receber a premiação em 2020. Contudo, com o cancelamento do Congresso naquele ano, a entrega foi transferida para 2024.
A condecoração é conferida a personalidades que, por suas ações notáveis ou contribuições relevantes, tenham promovido a valorização e o avanço da contabilidade. Esse reconhecimento é fruto de uma escolha criteriosa realizada pelo Plenário do CFC, baseada nas indicações provenientes dos 27 conselhos regionais de contabilidade.
Trevisan é o 15º condecorado. Em seu discurso, o agraciado relembrou vários momentos de sua carreira e celebrou as diversas oportunidades e experiências proporcionadas pela Contabilidade. O homenageado também externou a satisfação de estar ao lado de seus colegas de profissão. “Aqui é a minha casa”.
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
Hoje, participam da programação os seguintes representantes do Ibracon: a membro do Conselho de Administração (CA), Monica Foerster, no painel “Perspectivas das Normas de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas” (às 14h), o diretor Técnico, Rogério Mota, no painel “IFRS: o que esperar nos próximos anos?” (às 16h) e o membro do CA, Rogério Rokembach, no painel “Tecnologia e Disrupção em Contabilidade” (às 16h).
Clique aqui e confira a programação.
Fonte: Comunicação CFC
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.