8 de fevereiro de 2024
As revisões propostas contribuem para a confiança do público nos relatórios financeiros
O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) propôs reforço significativo da sua norma sobre as responsabilidades dos auditores relacionados a fraude. As recentes falhas empresariais em todo o mundo sublinharam os benefícios de clarificar e reforçar o papel dos auditores na resposta a fraudes e suspeitas de fraude como meio de aumentar a confiança do público nos relatórios financeiros.
O presidente do IAASB, Tom Seidenstein, enfatizou que as revisões propostas definem as expectativas em relação à fraude, delineiam procedimentos mais robustos e aumentam a transparência sobre as responsabilidades dos auditores e os procedimentos relacionados à fraude no relatório do auditor. “Embora muitos participantes do ecossistema de relatórios financeiros, particularmente a gestão e aqueles encarregados da governança, tenham um papel na prevenção de fraudes, nosso padrão se concentra no papel fundamental que os auditores desempenham. Embora os auditores não sejam “policiais”, eles podem e devem desempenhar um papel na identificação e resposta a distorções relevantes das demonstrações financeiras devido a fraudes e na comunicação de seu trabalho aos usuários. Essa norma proposta é um passo importante”, disse Seidenstein.
Principais Mudanças nas Revisões
As revisões propostas para a Norma Internacional de Auditoria 240 (Revisada), As Responsabilidades do Auditor Relacionadas à Fraude em uma Auditoria das Demonstrações Financeiras, incluem:
Série de vídeos para facilitar o entendimento
Durante o período de consulta, o IAASB lançará uma série de vídeos para ajudar as partes interessadas a entender as revisões propostas e suas implicações para o fortalecimento do ecossistema de relatórios financeiros.
Fonte: Comunicação IAASB
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.