20 de julho de 2023
O International Accounting Standards Board (IASB) solicita que as partes interessadas reforcem sua revisão da Norma de Contabilidade IFRS para receitas de contratos com clientes, a IFRS 15.
A Norma Contábil foi desenvolvida em conjunto com o Conselho de Normas de Contabilidade Financeira dos EUA e entrou em vigor em 2018. Ela foi criada para melhorar a qualidade e a comparabilidade das informações de receita fornecidas aos investidores em todo o mundo.
A IFRS 15 introduziu uma estrutura abrangente e robusta para o reconhecimento, mensuração e divulgação de receitas que se aplica a uma ampla gama de transações e setores. A Norma estabelece uma abordagem única e coerente para reconhecer e medir as receitas que fornece informações úteis aos investidores sobre a natureza, o montante, o calendário e a incerteza das receitas e dos fluxos de caixa decorrentes dos contratos de uma empresa com os clientes.
Como parte do processo usual de revisão pós-implementação (PIR) do IASB para as Normas de Contabilidade, ele avaliará se os requisitos estão funcionando conforme o esperado.
“Encorajamos as partes interessadas a compartilhar evidências sobre se a IFRS 15 está atingindo seu objetivo, sobre a compreensibilidade da Norma e sobre os custos e benefícios de aplicá-la” disse Andreas Barckow, presidente do IASB.
Um PIR de uma Norma Contábil não leva automaticamente à definição de normas. Depois de analisar o feedback das partes interessadas e as evidências das atividades de divulgação e pesquisa, o IASB determinará se e quando realizar a definição de normas. O Pedido de Informação Revisão Pós-implementação da IFRS 15 – Receita de Contratos com Clientes está aberto para comentários até 27 de outubro de 2023.
Fonte: Comunicação IFRS
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.