16 de setembro de 2024
De 8 a 11 de setembro aconteceu o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Balneário Camboriú (SC). O maior evento contábil da América Latina teve o patrocínio do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil e contou com, aproximadamente, 7 mil participantes de todas as regiões do Brasil.
Com o tema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”, o evento teve como objetivo promover discussões sobre temas atuais da Contabilidade e, ainda, proporcionar a aquisição de conhecimento e networking.
A programação contou com a participação de membros do Ibracon. No painel “Prevendo a auditoria do futuro”, Herton Teles e Márcios Santos, membro e líder, respectivamente, do Comitê de Tecnologia e Inovação do Instituto, falaram sobre a transformação, impulsionada pela tecnologia, da auditoria. A crescente complexidade do ambiente de negócios, a necessidade de informações mais transparentes e a evolução das ferramentas digitais estão moldando o futuro da auditoria. O presidente do Ibracon, Sebastian Soares, foi o mediador da discussão.
A inteligência artificial e o machine learning, a análise preditiva, a automação de tarefas, a robotização de processos, a transparência e a imutabilidade auxiliam na redução de custos, fornecimento de dados em tempo real e facilidade no acesso aos dados de forma remota.
O painelista Herton Teles comentou que a auditoria precisa se adequar à realidade do futuro, do uso das Inteligências Artificiais (IAs). “Mais importante que adequar-se às novas tecnologias é utilizá-las de forma produtiva em prol da sociedade dos auditores para fazer testes de validação. Um ponto importante é que a tecnologia está disponível para executar tarefas”, disse. Já o presidente do Ibracon, que possui mais de 26 anos de experiência na área, destacou a importância desse futuro dentro da Contabilidade.
Marcio Santos enfatizou que “não podemos parar no tempo e, sim, utilizar a inovação como arma a favor da auditoria. Mesmo com o avanço dos programadores e o impacto das IAs, a auditoria vai seguir fazendo o seu papel de verificar e auditar os documentos utilizando essa tecnologia”, destacou.
Fonte: Comunicação CFC
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.