6 de agosto de 2024
O artigo foi escrito por Sergio Bruna
Hoje, 06, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil publicou, em sua coluna mensal na revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur), o artigo “Auditoria de controles internos: um passo adiante na prevenção de fraudes empresariais” escrito por Sergio Bruna, advogado, doutor em Direito Econômico e Financeiro pela FDUSP e organizador do livro “Auditoria independente: Missão e Responsabilidades — Estudos e Pareceres”, do Ibracon.
No artigo, Bruna, comenta sobre a relevância dos controles internos na prevenção de fraudes empresariais, tendo em vista que seu bom funcionamento é crucial para que as informações divulgadas pela empresa, com especial destaque para suas demonstrações financeiras, sejam fidedignas.
Sergio Bruna ainda ressalta que a Auditoria Independente não existe para “fiscalizar” a empresa auditada. “Quem pensa que a auditoria independente existe para “fiscalizar” a empresa auditada está muitíssimo enganado (…). Causará espanto a grande parte das pessoas saber que, segundo as normas que regem a profissão, a finalidade do trabalho do auditor independente não é identificar erros ou fraudes contábeis (…). O objetivo da auditoria é “aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis”, mediante a expressão de uma opinião quanto à existência de “segurança razoável” de que as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, com obediências às normas contábeis aplicáveis”, explica.
Mensalmente, o Ibracon publicará no Conjur, um dos mais influentes sites sobre Justiça e Direito do Brasil, artigos de autoria de membros e convidados, ampliando a vocalização no âmbito dos Três Poderes, mais notadamente junto à advogados, juízes, ministros e membros do Ministério Público, público prioritário do Conjur.
O artigo de Sergio Bruna já pode ser lido, clicando aqui.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.