15 de maio de 2024
Com o objetivo de melhorar processos contábeis, de auditoria e governança
Hoje, 15/05, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) reuniram-se em Brasília para lançar a Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro. Com o objetivo de melhorar processos contábeis, de auditoria e governança, o documento sugere recomendações para elaboração e análises de projetos de lei relacionados ao setor.
Durante o evento, que ocorreu na Câmara dos Deputados, o presidente do Ibracon, Sebastian Soares, ressaltou que “o Ibracon valoriza profundamente a colaboração contínua com o legislativo, porque acredita que seja essencial garantir que as novas regulamentações sejam eficazes e justas, proporcionando um equilíbrio que proteja o mercado e a sociedade como um todo”. O presidente do CFC, Aécio Dantas Júnior, enfatizou que “não existe profissão mais capaz de assessorar na implantação da governança do que a profissão contábil. A agenda legislativa representa o anseio de ver a profissão contábil cada vez mais valorizada e bem representada na sociedade.” Já o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, disse que “a agenda legislativa serve como uma base de discussões, e as entidades do setor estarão de portas totalmente abertas, sempre buscando ajudar as equipes técnicas. Estamos aqui para ajudar a sociedade empresarial a crescer, buscar a redução da carga tributária e da burocracia.”
Crise do Rio Grande do Sul
No evento, o presidente do Ibracon, Sebastian Soares, lembrou das dificuldades enfrentadas neste momento pelo Rio Grande do Sul: “Temos visto todos os dias pela TV e pelos noticiários o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul, mas é difícil entender a situação sem estar vivendo de perto. Por isso, é ainda mais importante nos juntarmos em solidariedade à população do estado.” Aécio Dantas Júnior, presidente do CFC, reforçou que “queremos ser um fórum de discussão de tudo que envolve o desenvolvimento econômico, principalmente frente a situação no Rio Grande do Sul.” O presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, enfatizou que “todos estamos empenhados em fazer algo para o bem, para ajudar o próximo. As entidades contábeis deste país estão cada vez mais unidas para ajudar as pessoas em necessidade no Rio Grande do Sul.”
Mensagens das autoridades presentes
No evento, que contou com a participação de deputados federais, senadores e outras lideranças, o deputado Júlio Cesar, presidente da Frente Parlamentar de Contabilidade, destacou: “Estamos falando de projetos de vão desde a modernização das nossas práticas, até a garantia de mais transparência para todos que defendem nosso serviço. Ao promover essas mudanças, queremos que a nossa profissão seja exemplo de como a ética e o comprometimento podem caminhar juntos.”
O senador Izalci Lucas reforçou fatos importantes sobre a atividade contábil: “A nossa contabilidade privada é reconhecida mundialmente. Precisamos ser mais ativos e propor mais. Tenho certeza de que a Frente Parlamentar poderá ajudar muito o país, porque os contadores tem competência para ajudar o Brasil a se desenvolver e a ser mais transparente”.
O deputado Arnaldo Jardim explicou que “a agenda legislativa vai no sentido de fortalecer a categoria e prestigiar estes profissionais que rimam com certificação, transparência e a boa prestação de contas.”
Para acessar a Agenda Legislativa, clique aqui.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.