15 de maio de 2024
A aplicação da IFRS 19 reduzirá os custos de preparação das demonstrações financeiras das subsidiárias
O International Accounting Standard Board (IASB) emitiu uma nova Norma de Contabilidade IFRS para subsidiárias. IFRS 19 Subsidiárias sem Responsabilidade Pública: As divulgações permitem que as subsidiárias elegíveis usem as Normas de Contabilidade IFRS com divulgações reduzidas. A aplicação da IFRS 19 reduzirá os custos de preparação das demonstrações financeiras das subsidiárias, mantendo a utilidade das informações para os usuários de suas demonstrações financeiras.
Quando uma controladora prepara demonstrações financeiras consolidadas em conformidade com as Normas Contábeis IFRS, suas subsidiárias são obrigadas a reportar à controladora usando as Normas Contábeis IFRS. No entanto, para as suas próprias demonstrações financeiras, as filiais estão autorizadas a utilizar as Normas de Contabilidade da IFRS, as Normas Contábeis em IFRS para PME ou as normas contábeis nacionais.
As subsidiárias que utilizam a Norma IFRS para PME ou as normas contabilísticas nacionais para as suas próprias demonstrações financeiras mantêm frequentemente dois conjuntos de registos contabilísticos porque os requisitos destas Normas diferem dos das Normas Contábeis em IFRS.
As subsidiárias que usam as Normas de Contabilidade IFRS para suas próprias demonstrações financeiras fornecem divulgações que podem ser desproporcionais às necessidades de informação de seus usuários.
A IFRS 19 resolverá esses desafios ao:
– permitir que as filiais mantenham apenas um conjunto de registos contabilísticos ― para satisfazer as necessidades tanto da sua “empresa-mãe” como dos utilizadores das suas demonstrações financeiras; e
– redução dos requisitos de divulgação ―A IFRS 19 permite a redução das divulgações mais adequada às necessidades dos utilizadores das suas demonstrações financeiras.
“A IFRS 19 reduz os custos no ecossistema de relatórios financeiros, especialmente para as empresas, ao mesmo tempo em que atende às necessidades de informação dos usuários. Ele simplifica o relatório para subsidiárias, permitindo que a linguagem de relatório financeiro global seja aplicada em todo o grupo”, disse Andreas Barckow, presidente do IASB.
As subsidiárias são elegíveis para aplicar a IFRS 19eu se não tiverem responsabilidade pública e a sua “empresa-mãe” aplicar as Normas Contabilísticas IFRS nas suas demonstrações financeiras consolidadas. Uma subsidiária não tem responsabilidade pública se não tiver ações ou dívidas listadas em uma bolsa de valores e não detiver ativos em capacidade fiduciária para um amplo grupo de pessoas de fora.
Clique aqui para mais informações e para assistir à vice-presidente do IASB, Linda Mezon-Hutter, e o presidente do Fórum Global de Preparadores e Chefe de Contabilidade, Consolidação e Relatórios Externos da Roche, Ian Bishop, discutirem os benefícios da IFRS 19.
Fonte: Comunicação IFRS
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.