10 de abril de 2024
Matéria trata da nova norma contábil IFRS 18
Hoje, 10, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil foi destaque em matéria do Valor Econômico. Com o título “Novo modelo de demonstração de resultados de empresas esbarra em lei brasileira”, do jornalista Vitor Meneses, o diretor Técnico do Instituto, Rogerio Mota fala sobre o processo de adoção danova norma contábil IFRS 18 e que passará a ser adotado a partir de 1º de janeiro de 2027 em mais de 158 países, dentro os quais, o Brasil.
A matéria trata também dos possíveis entraves da aplicação da nova norma, principalmente em decorrência da Lei das S.A. Ainda assim, a norma de forma positiva e teve o seu principal objetivo alcançado, segundo Mota. “Pode-se dizer que o principal objetivo do projeto foi atingido, que é a melhoria na demonstração e aumento da comparabilidade dos resultados”, diz.
O processo de adoção da norma no país envolve a recepção, tradução pelo Ibracon e emissão de Pronunciamento Técnico pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), e subsequente conversão do pronunciamento em norma (NBC TG) pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Para ler a matéria completa, clique aqui. É preciso ser assinante do valor para ter acesso.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.